Certificações


 

* CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) é a segunda maior sociedade profissional dedicada a cirurgia bariátrica no mundo.

Em 2010, a SBCBM lançou, em parceria com a SRC, o Programa de Excelência, cujo foco é a segurança dos procedimentos bariátricos, assistência ao paciente e benefícios a longo prazo.

Esta Certificação Internacional de Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COE, sigla do inglês Center of Excellence) é concedida para os cirurgiões, suas equipes e hospitais especializados nestes procedimentos, que atendam a todos os pré-requisitos, sendo avaliados por representantes da Surgical Review Corporation (SRC) que inspecionam, pessoalmente, todo o Programa Bariátrico, através dos protocolos e métodos de atendimento, a estrutura física disponível em todas as áreas da Clínica, do Hospital e do Centro Diagnóstico, entre outros. Enfim, são avaliados todos os locais por onde o paciente passa, com ênfase aos aspectos técnicos de capacitação e de qualidade de atendimento pessoal humanizado.

O objetivo desta certificação é, portanto, atestar o compromisso com estes princípios, e a capacidade para disponibilizar um atendimento consistentemente seguro, eficaz, baseado em evidências científicas, associado ao atendimento individual e humanizado.

Para receber a designação COE, o SAO – Serviço de Atendimento ao Paciente Obeso e Metabólico – forneceu informações sobre todos os aspectos de seu Programa de Cirurgia Bariátrica e seus processos, incluindo dados sobre seus resultados cirúrgicos.

A Certificação ocorreu  em 07 de Julho de 2012, e a Recertificação em Outubro de 2015, após criteriosa reinspeção por especialistas. A manutenção da conquista do Centro de Excelência demonstra o compromisso com a qualidade e segurança para nossos pacientes. 

Porém, é importante salientar que o COE representa excelência, mas não garante perfeição, pois como qualquer outro tratamento que envolva cirurgia e cuidados continuados, há riscos associados.

Além disso, os pacientes devem fazer a sua parte, seguindo ordens de seus médicos e dos profissionais da sua equipe multidisciplinar pelo restante de suas vidas, para alcançar os resultados desejados. Salienta-se que a cirurgia bariátrica não é uma solução rápida e nem mesmo tem a capacidade de controlar a obesidade sozinha, sem o seguimento multidisciplinar vitalício.

O sucesso, o controle a longo prazo da obesidade, da diabete tipo 2 e outras comorbidades, a manutenção de um estado constante de saúde e satisfação plena, dependem do comprometimento e dedicação do paciente e sua família, e sua interação com uma equipe multidisciplinar capacitada e interessada no resultado de cada paciente.

Obs.: A SRC  (Surgical Review Corporation) é o principal órgão responsável pela acreditação dos melhores centros de tratamento da obesidade no mundo, e administra o maior banco de dados de pacientes submetidos a procedimentos de cirurgia bariátrica existente.



Saiba mais em: SRC

 

* CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE CIRURGIA BARIÁTRICA 

O volume de conhecimentos específicos para o tratamento cirúrgico e multidisciplinar do paciente bariátrico têm se tornado cada vez maior. Somente a dedicação e capacitação diferenciadas dos profissionais são capazes de suprir as necessidades para a avaliação, cirurgia e seguimento multidisciplinares de excelência. Reconhecendo essas novas necessidades, a Associação Médica Brasileira (AMB), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), três grandes entidades médicas oficiais do nosso país, em conjunto com a SBCBM, oficializaram através de concurso com um rigoroso protocolo de requisitos, o reconhecimento como uma sub especialidade da Cirurgia Geral e Digestiva. Esta é mais uma conquista para a nossa Equipe, trazendo diferenciais em qualidade e segurança para nossos pacientes.

Exemplos de áreas de atuação: cirurgia do trauma, endoscopia digestiva, cardio e pneumologia pediátricas, entre outras.