Serviços

Gastroplastia em Y de Roux - Bypass Gástrico



Também chamada de Bypass gástrico em Y de Roux, "Redução do Estômago”, derivação gastrojejunal em Y de Roux, ou Cirurgia de Fobi-Capella

O que é: Realiza-se um grampeamento e secção que reduz o tamanho do estômago a cerca de 10% do que era, ficando com capacidade de 15 a 20 ml. O pequeno novo estômago fica separado do estômago grande, recebendo somente ele (o pequeno) a alimentação. Após, é realizado um desvio de trânsito alimentar (bypass ou derivação em Y) diretamente a uma parte distal do intestino delgado. É a cirurgia de obesidade mais realizada nos dias atuais.

Como funciona: A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e da sua absorção, além das alterações no metabolismo orgânico, sendo este último considerado o de maior importância no mecanismo de ação da cirurgia. O paciente precisa compreender que a cirurgia é feita para dificultar a entrada do alimento no estômago, e se adequar a isso através da forma de se alimentar: mastigar exaustivamente pequenas quantidades de alimento de cada vez. Se não houver esta compreensão, os episódios de regurgitação e vômitos poderão ser frequentes, levando a possível desnutrição e baixa qualidade de vida.

A estimativa de emagrecimento é de 35 a 45% do peso, ou 70 a 80% do excesso de peso, desde que seja mantido o seguimento multidisciplinar vitalício.

Vantagens: É a cirurgia mais realizada entre as operações bariátricas. Tem excelente resultado, especialmente quando realizada por videocirurgia, proporcionando internação e recuperação mais rápidas, com melhor resultado estético em relação à cirurgia convencional.

Desvantagens: É uma técnica mais radical implicando, portanto, em maior risco de complicações. Suplementação vitamínico-mineral é necessária frequentemente.