Recertificação de Centro de Excelência

Recertificação de Centro de Excelência

Serviço de Atendimento ao paciente
Obeso e metabólico (SAO) é recertificado como Centro de Excelência

Certificação recebida em 2012 foi renovada após recente avaliação de especialista

O Serviço de Atendimento ao paciente Obeso e metabólico (SAO), juntamente com o Hospital Regina, foram recertificados como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC), um dos principais órgãos responsáveis pela acreditação de Centros de tratamento dessas doenças no mundo. A visita de inspeção foi realizada pelo médico cirurgião Dr. Neil Hutcher, no último 06 de agosto, no Hospital Regina e nas dependências do SAO. “O objetivo é a melhoria constante da qualidade e da segurança dos procedimentos bariátricos, além da assistência permanente e qualificada ao paciente”, salienta Mariana Postingher, enfermeira chefe do Programa do Centro de Excelência Bariátrico do Hospital Regina.

Conforme o médico cirurgião Dr. Carlos Dillenburg, responsável técnico do SAO e coordenador do Programa Bariátrico do Centro de Excelência do SAO / Hospital Regina, o processo para aquisição da certificação, iniciado em 2011, foi coroado no ano seguinte com as certificações de Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do International Center of Excelence. “A recertificação de 2015  prova que a nossa equipe multidisciplinar do SAO, além de todos os profissionais envolvidos no processo dentro do Hospital Regina, permanecem dedicados e comprometidos com a excelência do atendimento. Fomos recertificados, após uma avaliação extremamente criteriosa”, afirma.

No Brasil, existem onze Centros de Excelência, quatro deles no Rio Grande do Sul, sendo três em Porto Alegre e um em Novo Hamburgo. Dr. Dillenburg afirma que essas certificações demonstram o alto nível de qualidade e segurança nos cuidados com os pacientes obesos e metabólicos. “Tão complexo quanto conquistar a certificação é mantê-la, pois exige um constante aperfeiçoamento em tudo o que se faz”, ressalta.

HOSPITAL REGINADesde o final de 2011, o Hospital Regina tem sua estrutura de atendimento adaptada para os pacientes bariátricos.  “Cuidamos permanentemente para que o mobiliário especialmente projetado para os pacientes obesos, bem como o instrumental neles utilizado, se mantenham em perfeito estado de conservação. Além disso, fazemos o treinamento constante dos funcionários que atendem aos nossos pacientes nas diversas áreas do Hospital. O somatório de todos estes detalhes é o fator diferencial para mantermos o atendimento de excelência ao paciente”, destaca Joseane Mossmann Kirsch, enfermeira chefe do Setor de Qualidade do Hospital Regina. 

SAOO Serviço de Atendimento ao paciente Obeso e metabólico foi inaugurado em 2004. É constituído por uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bariátrico, clínicos internistas, intensivista, endocrinologista, nutricionistas, psicóloga, fisioterapeuta, educadora física e cirurgião plástico. “Trata-se de uma equipe especializada em tratamentos clínicos e cirúrgicos da obesidade e doenças associadas, como a diabete, hipertensão, dislipidemias, síndrome da apneia do sono, entre outras”, ressalta o médico internista e intensivista Dr. Luciano Furlanetto. “Entre vários diferenciais, dispomos de uma tecnologia inovadora para a avaliação da qualidade da perda do peso, a bioimpedância. Através dela, mede-se fácil e precisamente as massas corporais magra e gorda, permitindo um acompanhamento diferenciado aos nossos pacientes”, afirma a educadora física Fernanda Jung.

 Fonte: Jornal NH-25/01/16

Voltar

Inscreva-se